terça-feira, outubro 23, 2012

O inimigo do vestibulando


    Faltam menos de duas semanas para o mês de vestibular começar oficialmente. Já começa a surgir aquele nervoso, um frio na barriga e vontade de desistir de tudo. Pensamos: não estudei; estudei pouco; nem sequer li os livros que o vestibular pediu... e por aí vai. Dá vontade de correr atrás de tudo agora, na última hora, pagar o prejuízo, baixar todos os filmes possíveis e ver achando que vai chegar com tudo. São tantos pensamentos desesperados que nem lembramos o local que será a prova, nem a hora. E esse se torna o pior caminho para quem pretende dar início a sua realização profissional logo ano que vem.
    O nervosismo antes das provas se torna o maior perigo, ele ocupa tanto a mente que você se esquece de tudo que sabe, e tudo que estudou. Sabe do que estou falando quando apresenta/apresentava seminários escolares, conheço um menino super inteligente, que tinha tudo pra passar em primeiro lugar em medicina na USP mas foi mal nas provas de tão nervoso que fica - já chegou a desmaiar. Você acaba perdendo o controle, todos os meses de dedicação (ou não tanto) se fogem como se fossem coelhos assustados, mas na verdade quem está agindo como coelho é você.
    Meu professor de educação física mesmo disse: temos que aprender a preparar a mente, treinar ela pra ficar tranquilo durante uma prova. Não dá para estudar mais agora, não adianta, você não vai aprender em uma semana e meia, então, até dois dias antes da prova apenas revise o que já sabe. Por outro lado esse tempo é suficiente para treinar o cérebro a ficar tranquilo, isso mesmo, treinar. E o melhor jeito para isso? MEDITAÇÃO.
    Particularmente eu amo fazer isso, apesar de ter feito poucas vezes na minha vida. Se não tiver um local específico para fazer, pegue um vídeo no YouTube e comece já! Vá num lugar tranquilo, relaxe e escute tudo, seguindo o que o narrador fala. Ou então pegue apenas uma música tranquila enquanto deixa os pensamentos te levarem.
    Agora se você não conseguir mesmo diminuir a tenção no meio da prova, tente mudar o foco pelo menos por uns 2 minutos. Pode ser pra pensar no que fez ontem, na festa que terá fim de semana ou até mesmo você já dentro da faculdade. Leve sempre uma garrafa com água e uma barra de chocolate, esta última algumas faculdades não deixam, mas se permitirem (peça antes) que você jogue a embalagem fora e fique apenas com ele em cima da carteira, faça isso. No meio da prova quando começar a dar aquela canseira coma, vai se sentir melhor.

Se possível marque uma massagem antes da prova. Vai se sentir bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário