quinta-feira, outubro 23, 2014

Como você lida com o bullying?

Estava lembrando ontem de uma menina da época de escola (ensino fundamental) que fez muito mal a mim. Ela praticamente terminou de destruir meu ano de 2010 fazendo uma brincadeira maldosa em relação ao divórcio dos meus pais que foi no mesmo ano e me deixou muito abalada. Essa mesma menina acabou com minhas amizades inventando mentiras e virou todo mundo contra mim. Foi um ano terrível e eu só queria fugir daquela escola. Consegui! Mas o bullying que sofri deixou marcas que faziam como se eu ainda estivesse presa lá.
Hoje vejo que essas marcas foram importantes para minha experiência de vida da adolescência e formou uma cabeça muito mais preparada para o futuro. A tal menina me ensinou que exitem muitas pessoas assim no mundo e piores. Existem pessoas mentirosas em todos os cantos, amigos de verdade com os quais podemos realmente confiar contamos em uma mão. Aprendi que devemos ter cuidado com os inimigos mas principalmente com os "amigos de balada" que você não confia mas gosta de sair junto. Eles sempre vão querer tirar algo de você por malícia. Tenho uma cabeça muito mais adulta para minha idade e onde olho já identifico a maldade. Mudei também e descobri que não sou perfeita, tinha meus erros e continuo tendo. Antigamente eu fingia ser quem não era para ter as amigas "mais populares da classe", hoje brigo com os poucos amigos que tenho por ser sincera demais, mas pelo menos eles não perdem a confiança em mim, sabem que podem contar comigo quando quiserem sinceridade, além de tudo, gostam da minha companhia pelas piadas mais sem-graça que tento contar e as brincadeiras, tornando-me a palhaça da turma.
Se a pessoa é forte e tem uma boa cabeça, o bullying pode ajudar, como me ajudou a não ser ingênua e formou minha personalidade. Mas se alguém me perguntasse se eu gostaria de passar por isso de novo é claro que eu diria não, a sensação que você tem de estar sozinho é insuportável e ninguém merece isso, eu me sentia um lixo.
Para falar a verdade, eu acho que não passaria por isso novamente, encontrei no ensino médio e até atualmente na faculdade muitas outras "fulanas" e "fulanos" que tentam pisar nas pessoas por inveja, querendo diminuí-los para se sentirem importantes e satisfeitos com sua vida vazia. Há pessoas assim em todo o lugar! Sinto que o que eu passei foi de total responsabilidade minha! Sim, eu fui a única culpada do que sofri. E sabe por que? Porque eu fui tola demais em deixar uma pessoa tão insegura e insignificante achar que tinha o direito sobre mim!
O maior segredo contra o bullying, por mais difícil que pareça ser, é você fingir que realmente não se importa. Se você ri de um palhaço, ele vai querer te fazer rir ainda mais. Então não dê atenção para as provocações, quando eles perceberem que acabou a graça não vão continuar. A maturidade é o maior troco que você pode dar e o silêncio é o argumento mais difícil de rebater. Se está difícil passar por isso sozinha, procure outro grupo e mostre a eles o quão legal você é, um grupo onde você identifique-se e sinta-se bem, é o que faço hoje quando alguém me incomoda, nunca mais senti a sensação de estar sofrendo bullying. E isso com certeza vai lhe ajudar também.



P.S: Até o momento que esse texto foi postado, eu não pesquisei o perfil da menina para ver como ela está.




Ficarei muito feliz em recebem emails ou comentários pedindo ajuda com situações como esta ou até mesmo outros assuntos que temos vergonha de discutir. Pode mandar que farei meu melhor! Email: heeeyingriid@hotmail.com

2 comentários:

  1. linda Ingrid gostei do seu blog falo tdo garota, acho mesmo que ela te ajudou, poi enquanto ela ria de vc, vc se tornou mais forte, e com suas experiencias vc acaba ajundando alguem com a mente mais fraca. PARABENS VC ESCREVE MUITO BEM .P.S: ve la como esta a tal menina para escrever um pouco mais sobre o assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, muito obrigada, acho que me tornei sim viu, mudei muito depois de tudo o que aconteceu, mas mudei para melhor! Eu vi sim ela, está bem pelo que vi, fico muito feliz por isso, espero que ela tenha se tornado uma pessoa melhor! Beijão

      Excluir