terça-feira, outubro 21, 2014

Males de um bom leitor

Pessoas que não têm o hábito de ler um livro sequer, um jornal ou uma postagem da internet durante as semanas, tendem a ter um bloqueio mental que impede a capacidade de pensar e ser criativo. Já meu problema é outro, provavelmente ainda pior: leio demais! Leio tanto, tudo o que vejo pela frente. Pareço uma criança que acabou de aprender a ler e escrever. Escrever é uma paixão, ler é um vício! Óbvio que qualquer um pensa "mas é ótimo gostar de ler e escrever", isso porque essa pessoa não sabe como funciona a cabeça de um viciado em leitura.
 Você se apega a detalhes idiotas em cenas comuns, e quando comenta torna-se inconveniente ou bobo. Você vive no mundo da Lua, imagina o tempo todo como sua vida seria se aquela cena fosse igual a da história que leu. O mundo dos livros torna-se mais interessante e às vezes te prende. Às vezes tanto que quando se da conta já passou das 4h3o da madrugada e, mesmo morrendo de sono, você ainda está lá empolgada com o desfecho daquele capítulo. Você promete ler apenas mais aquela página, mas então ela termina com uma cena incrível que você precisa saber o que aconteceu nas páginas seguintes.
Talvez isso não seja o pior em ser um viciado em leituras. Lembra do que disse no começo? Da criatividade? Pois é, quando você tem mania excessiva de leitura, você costuma pensar demais, sua mente embaralha-se com um mutirão de pensamentos e ideias ao mesmo tempo e, sabe aquele ditado "mais é menos"? Isso volta-se contra você, deixando sem ideia alguma. Você sabe tanto de tal assunto que quando vai explicar parece não saber nada. Leu e publicou tantas resenhas que na hora da prova se empolga com tudo na sua mente, joga todas as suas ideias no papel, confunde-se com o tema, não organiza seus pensamentos e deixa aquele texto incoerente, até vir a professora explicando a nota baixa "você não expressou claramente suas ideias". Claro que expressei! Até demais! Só me empolguei pois tinha muitas...
Vida de leitor não é fácil! É um exercício tão complicado e preciso quanto qualquer outro exercício físico. Talvez nem toda prática do mundo seja suficiente. O que falta sinceramente é um aplicativo/software em sua mente que organize tudo para você. Ele poderia separar os documentos em pastas, o que você quisesse lembrar ou encontrar era só acessar o arquivo daquele exato dia e minuto. Quero estar viva se lançarem isso um dia e experimentar para ver se realmente funciona. Já que  não inventaram, procuramos métodos em blogs como Vida Organizada para arrumar o material escolar, as gavetas do quarto e também os pensamentos. Enquanto isso, continuo lendo, e lendo, e lendo.


2 comentários:

  1. Me descreveu perfeitamente! UUSAHUIAHSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só os bons leitores entendem dessa vida né, Mayra? Hahahaha

      Excluir