quinta-feira, agosto 08, 2013

Resenha: Delírio - Lauren Oliver

    Sim, eu julgo um livro pela capa e, quando minha amiga Larissa emprestou esse livro (na verdade quase me obrigou a lê-lo), não fiquei muito interessada a princípio.
    Mesmo assim logo no primeiro dia que o recebi, deitei na minha cama assim que cheguei da escola e comecei a ler. Como era fechamento de semestre e tinha muita lição para fazer e nota para recuperar, demorei quase dois meses para chegar na página 100. Assim que as férias chegaram, praticamente em duas semanas devorei-o inteiro e agora digo até obrigada para essa minha amiga por me apresentar uma das melhores histórias que já li, e agora vou apresentá-la sucintamente à vocês:
    Tudo começa nos Estados Unidos no futuro. O governo descobriu uma das piores doenças que um humano podia ter - talvez a pior - e logo em seguida sua cura. Essa doença, por eles é chamada de amor delíria nervosa, para nós, apenas AMOR. Sua cura era a intervenção obrigatória, onde assim que a pessoa completava 18 anos, passava por uma cirurgia e assim, praticamente, não teria mais sentimentos. Consequentemente, o próprio esquema do governo arrumava os casais, de acordo com seus interesses em comum, classes sociais, etc. Eles não se amariam, mas teriam uma família juntos. Até o dia da intervenção, meninos e meninas não poderiam andar juntos ou se ver, para não correr o risco de se apaixonarem, caso isso acontecesse e o governo descobrisse, eles passariam pela intervenção antes mesmo dos dezoito (sujeitos à efeitos colaterais).
    Sendo assim, não é diferente a vida de Lena Haloway. Falta pouco tempo para a intervenção, e ela não vê a hora que isso aconteça, principalmente pelo fato de ter perdido sua mãe por causa dessa doença tão temida por tantos. Porém, no dia de sua avaliação, que ocorre poucos meses antes da intervenção, a garota conhece Alex e, com mais alguns encontros feitos pelo destino, eles se apaixonam. Assim, começa uma linda e proibida história de amor.

    Ficou curioso? Não vou contar mais se não assim estraga a história, e ninguém gosta de spoilers né? Mas o que eu mais gostei no livro foi a criatividade da escritora. Imagina viver num mundo onde o amor é banido. Todas as músicas seriam banidas, filmes, livros, qualquer coisa, pois a base da nossa existência é o amor, crescemos ouvindo essa palavra. Nem mesmo o cristianismo existiria, já que Jesus voltou por amor a nós. O mundo seria um caos sem o amor, e o jeito que Lauren Oliver consegue expressar isso é incrível! Espero que você leia, e se apaixone também.

P.S: Se você já leu, não se assuste com o final O.M.G, pois agora já tem a continuação do livro, que estreou no Brasil há pouco tempo e chama Pandemônio.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário