sábado, outubro 06, 2012

A Lições de Glória Perez

    Quem nunca assistiu alguma novela da autora mais conhecida pela exibição do exterior e suas culturas de forma exuberante e incrível? O Clone, América, Caminho das Índias... Essa é Glória Perez, uma criativa escritora de novelas que não mede o que pensa e põe tudo lá, para nós assistirmos e não desgrudarmos o olho da tela.
    Além disso, o mais interessante de Glória é, não apenas o país que ela escolhe para mostrar, e sim as lições que ela passa a cada novela nova. Ela mostra doenças, questões sociais, dificuldades, tudo, e de um jeito que marca.

    Se lembra de O Clone? Além da clonagem que Albiere fez com Lucas e Léo (Murilo Benício), Glória abordou sobre as drogas, onde Mel (Débora Falabella) era uma usuária viciada e que roubava os pais, fugia de casa e era sequestrada pelos traficantes quando não pagava o que devia. Foi agoniante ver ela daquele jeito. Mas de todas as cenas, a que mais marcou pra mim, e acho que para todos, foi quando ela destruiu o quarto e foi internada logo em seguida. Posso assistir mil vezes, sempre vou me emocionar.
Mel (Débora Falabella)

    Já em América, foram vários temas abordados que eu me lembro. Um deles era sobre imigrantes que tentavam ir aos Estados Unidos clandestinamente pelo México com a ajuda de coiotes. Também falou sobre a cegueira de um jeito comovente e também bonito, lembra da Flor, interpretada por Bruna Marquezine? As cenas dela eram lindas, e toda vez que via o sorriso dela ao descobrir algo mesmo tendo suas dificuldades, eu via que nada é motivo de ficar triste. Outra que marcou foi a Haydée, que era cleptomaníaca. Ela podia ter dinheiro pra comprar qualquer coisa, se sentia bem roubando, e sempre era pega pelos donos da loja... Porém o que eu nunca esqueci foi quando ocorreu o abuso sexual e pedofilia online durante a novela,
quando um menino (que não lembro o nome) foi morar nos EUA com os pais, e conheceu o Bill na internet, que fingia ser um amigo de 8 anos, mas na verdade era um homem bem mais velho que só queria se aproveitar, e conseguiu, mas foi preso no final. Achei interessante o assunto, pois a internet era ainda uma novidade em 2005, não para alguns, mas foi mais ou menos por aí que o todos passaram a usar e se beneficiar dela também. Glória aproveitou a nova era pra prevenir pais e filhos a tomarem cuidado com quem conversam por internet.
Flor (Bruna Marquezine)

    Em Caminho das Índias, o assunto principal, na minha opinião foi Psicopatia. Conhece a Yvone? Ela manipulava cada um a sua volta, fazia tudo que queria, enganava a todos e ainda se safava. Não é à toa que acabou levando Raul - até então casado - à Dubai, fazendo-o fingir que estava morto para toda a família. O interessante é que ao mesmo tempo, Dr. Castanho, na clínica que tinha na novela, falava sobre a doença para alguém. Disse que essas pessoas já nascem com a psicopatia, porém, dependendo da educação dos pais, o filho pode não desenvolver o "lado ruim" da doença.
Yvone (Letícia Sabatella)
    Finalmente vem aí Salve Jorge (legal, meu sobrenome), como vocês já devem estar vendo na televisão direto. Parece que vai ser legal, o elenco escalado é ótimo, principalmente Flávia Alessandra como vilã - quem assistiu Alma Gêmea sabe do que estou falando; e Rodrigo Lormbardi como o "mocinho". Com certeza esperamos mais assuntos interessantes para serem refletidos pelos telespectadores. Boa sorte Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário