sexta-feira, outubro 12, 2012

Como reconhecer um perfil fake

    Antes de mais nada gostaria de dizer que a ideia desse post surgiu agora, quando apareceu uma nova solicitação de amizade no meu Facebook. Quando cliquei pra ver se conheço (porque não fico aceitando qualquer um), notei que o cara realmente era bonito, assim como o nome dele. A foto também estava perfeita, daí sabe o que eu fiz? Recusei, isso mesmo. vou dizer o por quê.
    A internet é incrível, subconscientemente agradecemos todos os dias pela geração em que nascemos. Tecnologia, informação, comunicação com apenas um toque... Não há o que reclamar, porém, mesmo com tantas vantagens, ela também oferece um grande perigo para todos: o Fake. Não estou falando daquele perfil falso que criamos pra zoar a menina que odiamos, stalkear o ex sem que ele perceba ou então que temos apenas por ter. A questão é que há muita gente maliciosa e maldosa, que se passa por alguém apenas por querer seu mal, igual aquele tal Bill que citei no post da Glória Perez, são esses "Bills" da vida que devemos ter cuidado. Por isso, aqui vão 5 dicas de como reconhecer um:

    Não tenho preconceito de quem odeia tirar fotos por isso não tem quase em seu perfil, mas é estranho quando alguém que apresente uma foto de perfil tão bonita, não tenha várias outras para as meninas se encantarem. Também é mais estranho ainda quando as fotos sejam só dele, nunca tem uma com o amigo (ou se tem, o amigo não está marcado).


    Isso até que é meio óbvio, é claro que uma pessoa com uma foto tão bonita (não só de beleza, mas a foto em si perfeita) não teria pouca gente. Geralmente pessoas assim tem um perfil lotado.


   Então você adicionou ele, e percebe que há algo errado (principalmente depois que lê essas duas dicas anteriores), pois ele nunca liga web cam, passa o número de celular dele, ou até mesmo tira uma foto nova segurando uma plaquinha com seu nome (sim, ainda tem gente que gosta disso). Desconfie.

    Sinal Vermelho! Por que ele quer sair com você, mas num lugar em que ninguém saiba? Tome muito cuidado, vocês nunca se viram pessoalmente, não sabe o que tem por trás daquela foto bonita.


    Depois de vários sinais, claro que ainda há dúvidas, por isso existe o Google, que está aqui para ajudar. Hoje mesmo quando o fake me adicionou eu usei ele para saber se era ou não.
    Para descobrir, primeiro salvei a foto dele no meu computador, então entrei no Google em Imagens e cliquei numa câmera fotográfica que fica bem no final da caixa de busca. Clicando lá, puis em "Carregar imagem" e nisso pesquisei a foto que estava no meu computador dele. É muito fácil, e útil, nisso, para minha surpresa haviam várias fotos encontradas iguaizinhas àquela, e a tal pessoa tinha usado a foto no Bruno Anacleto, colírio Capricho, que não percebi antes.

    Daqui pra frente tome muito cuidado com quem você fala tá bom?

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário