domingo, dezembro 16, 2012

Ignorância vs. Ignorar

    Mesmo sendo conhecida como santa, ignorância para mim continua sendo um dos piores defeitos que alguém pode ter. Ignorância e ignorar são duas palavras de sentidos diferentes, pois enquanto uma incentiva o "surdismo" egoísta, a outra só evita brigas. Como entender?
    Ignorar alguém ou algo que ela fala, é simplesmente fingir que não ouviu, evitar confusão. Como se você desse razão para a pessoa sem dizer uma palavra. Não que você seja um fraco, ignorar esse tipo de coisa é bom e saudável. Evitando que a discussão se prolongue e piore. Imagine que está no meio de uma grande briga. Os dois não param de falar, xingar, aterrorizar. Quando ignora as palavras da pessoa, simplesmente ela vai parar, vai se perguntar por que é tão idiota. Essa mesma pessoa que começará a se sentir mal, sem ter o que te ofender, mesmo que ofenda, e parará imediatamente. Pode acreditar, dá certo.
    Por outro lado, ignorância não é tão boa como pensam. Alguns usam ela significando "ignorar". Mas a pessoa ignorante fecha os olhos par ao mundo e para todos. Não vai ouvir o que você te a dizer. Ela só vai se importar com o que lhe convém, e nada mais. Ela não procura entender os dois lados de uma história, a segunda versão. O que for formulado em sua mente é o que vai permanecer, e nada vi tirar isto dela.
    Mesmo que você insista em dizer ao seu pai que dormiu mesmo na casa de uma amiga, que não foi para a rave da cidade vizinha no carro de um estranho, que na verdade nem existe essa história, que foi ele que imaginou. Ou que sua tia em terceiro grau insista em dizer que você é gay só por causa do seu cabelo arrumado, coisa que os filhos dela não têm. Eles vão agir assim, e anda vai tirar da cabeça deles nem se você prove ao contrário.
    A solução é não ouvir pessoas ignorantes. Agir como se nada fosse dito, ou que ele não esteve lá, e não disse aquilo. Agir com a perfeita naturalidade sem dar a moral desnecessária, o que causaria mais críticas vindas deles próprios. A solução é ignorar o ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário